24.3.09

Araçá - Strawberry Guava: Not All Green Is Good

O Araçá Psidium cattleianum Sabine, é uma arvoreta da familía das Mirtáceas, com frutos de cor amarela, até vermelha, muito apreciados para consumo ao natural. Na Serra Quiriri, a espécie possui uma distribuição geográfica, denominada disjunta. Ao subir o Monte Crista, é possível observar alguns indivíduos em Floresta Ombrófila Densa de Terras Baixas, próximo a ponte de arame, onde inicia a trilha. Em praticamente toda a encosta, é uma planta rara, ou inexistente, tornando a ocorrer, próximo aos Campos de Altitude, a aproximadamente 850-900m anm.
O Araçá, foi introduzido no Hawai em 1825, e desde então, tornou-se amplamente espalhado, cobrindo, hoje, quase metade das ilhas (foto), além de: impedir o crescimento das espécies nativas do Hawai, descaracterizar áreas naturais, alterar as comunidades animais, perturbar processos de ecossistemas locais, como a produção de água e abrigar moscas que são pragas na agricultura Havaiana.
Para erradicar a espécie os pesquisadores estão utilizando, um inseto que produz "galhas", e que se constitui em excelente agente biológico no controle do Araçá, pois ataca unicamente essa espécie, não ocorrendo em qualquer outra. O Araçá, é um exemplo, de espécie nativa do Sudeste do Brasil, que tornou-se praga, quando introduzida em local inadequado, além dela, Clidemia hirta, das Melastomatáceas, também é daninha nas ilhas havaianas.

2 comentários:

  1. Boa postagem Fabio, essa da galha é real mesmo, a maioria dos araças do alto quiriri possuem galhas nos frutos.

    ResponderExcluir
  2. Grande Fábio!!


    Quanto tempo!

    ResponderExcluir

Troca de idéias podem ser feitas pelo seguinte email:

fabiomontanha@ig.com.br